É ruim meditar de uma maneira light?

Perguntamos ao Yokota que problemas ele via no fato de muitas pessoas terem uma idéia errada do que é meditação, meditando de uma maneira light, superficial.


Ele respondeu que não há problema em pensar que meditação é uma coisa light, porque querer meditar de forma perfeita seria como tentar beber toda a água de um lago. Ao invés disso, basta beber o suficiente para saciar a sua sede, e estará tudo bem. No Zen também há muitos sutras, e os ensinamentos são muito abrangentes. Yokota disse que ele mesmo não se considera uma pessoa que domina 100% os ensinamentos do Zen.


Achei isso muito interessante, porque no Japão há uma tendência muito forte ao perfeccionismo de maneira geral. Aqui é um ótimo lugar para se concentrar em algo, e esse é um dos motivos porque eu gosto de trabalhar aqui. Porém quando o perfeccionismo é demais, só produz stress e críticas negativas.


Para mim, como filósofo amador, sou fã do Sócrates porque ele disse que só sabia que não sabia de nada, e isso o tornava o mais sábio dos homens. Quem acha que sabe tudo perde a oportunidade de aprender e crescer, como o especialista em chás, que não aceita ensinamentos de ninguém, porque acredita que sabe tudo sobre chás.


Começo esse blog também nesse espírito: não sei nada do Zen, e quero aprender mais dessa tradição!


-oOo-

E você, medita de maneira light? O que a meditação é para você? Deixe seu comentário mais abaixo.

Até a próxima e fique Zen!

Ps: gostou e quer apoiar o blog? Compartilhe:


4 comentários

TUDO ZEN?

Histórias em quadrinhos divertidas, estéticas e profundas sobre o Zen Budismo, publicadas em 7 idiomas, agora também em português. A sabedoria japonesa em quadrinhos, nas suas mãos!

*Respeitamos sua privacidade e oferecemos emails exclusivos

©2019 Tudo Zen? - Angelo Mokutan

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram